Quando a psicologia pode ajudar?

Todo mundo passa por dificuldades na vida. Crises conjugais, conflitos e sobrecarga no trabalho, descontrole emocional, situações de doença na família, dificuldade nos relacionamentos, distanciamento afetivo, crises de relacionamento pais-filhos, entre outros. Para lidarmos com esses problemas tão normais e recorrentes em nossas vidas muitas vezes precisamos de ajuda.

Em nosso dia-a-dia ficamos presos em situações de pressão e desgaste. Acabamos impossibilitados de realizar aquilo que realmente gostaríamos, desrespeitando nossas vontades e desejos. Essas situações tão corriqueiras acabam nos causando sofrimento, desânimo, insegurança, frustração e ansiedade. Essas situações podem ser enfrentadas com maior facilidade com o acompanhamento de um psicólogo.

O psicólogo  é um profissional da saúde que ajuda a promover nosso bem estar cuidando  dos problemas emocionais. Ele é uma pessoa neutra, que nunca irá nos julgar e que sabe, de uma maneira paciente, atenta e cuidadosa nos auxiliar a encontrar a melhor saída para nossas questões.

Os encontros com o psicólogo se chamam sessões de terapia. Nelas, é sempre a pessoa quem escolhe sobre o que quer falar. Não existe certo nem errado em uma sessão de terapia.  A partir dos assuntos trazidos pela pessoa, o psicólogo por meio da conversa e da escuta, nos auxilia e nos orienta em nossa escolhas.

Nessas questões o psicólogo nos leva a compreender a causa e a maneira com que lidamos com nossas dificuldades. Compreender como agimos em momentos difíceis nos ajuda a encontrar novas soluções para antigos problemas. Dessa maneira nos tornamos mais plenos e realizados.

Para consultar o serviço de Psicoterapia do NEPPHO clique em Outros Serviços

Dra. Maria Cecilia Roth

 

Coordenadora do NEPPHO

Professora de psicologia da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo