Curso de NEUROPSICOLOGIA

Curso de NEUROPSICOLOGIA

O que é importante saber para os nossos tempos!

A quem se destina:

Psicólogos e Estudantes de Psicologia e Profissionais e Estudantes da área da Educação.

Objetivos:

A Neuropsicologia é uma área da ciência que ganha cada vez respeitabilidade pela forma com que traduz fenômenos cognitivos, emocionais e comportamentais. O presente curso visa dar subsídios teóricos e exemplos práticos sobre a aplicabilidade dos conhecimentos neuropsicológicos em relação ao funcionamento cerebral, atividades mentais e suas disfunções. Sendo o Homem um ser biopsicossocial, questões da atualidade serão contempladas, como formas de aprendizagem, comunicação e tecnologias (neurogames, por exemplo). O corpo docente é formado por profissionais com reconhecida produção cientifica e expertise na prática, que objetivam enriquecer o raciocínio clinico e acadêmico dos participantes do curso.

Conteúdo Programático:

* Histórico da Neuropsicologia aos paradigmas atuais;

* Funcionamento do Sistema Nervoso Central;

* Organização Encefálica;

* Especialização Neurológica;

* Desenvolvimentos das atividades mentais;

* Disfunções Neuropsicológicas;

* Patologias Neurológicas em crianças e adultos;

* Neuroplasticidade aplicada à reabilitação;

* Princípios da Reabilitação Neuropsicológica;

* Aplicabilidade das novas tecnologias na reabilitação e na educação;

* Neurogames no contexto da reabilitação e na educação;

* Formação das redes neuronais nos tempos atuais e

* Discussão de casos

  • Local de Realização:
  • início Previsto:
  • Período:
  • Carga Horária:
  • Investimento:
  • Informações:

Coordenação:

Prof. Francisco Toro: Psicólogo Clínico e Hospitalar - Professor dos cursos de Pós Graduação e Especialização em Psicologia Hospitalar do CEPPS-SP e da AAGG - Hospital Eduardo Jorge-GO, Professor Convidado dos Cursos de Psicossomática da (ABMP-SP) – Regional SP e do Instituto de Práticas Educacionais e Psicologia de Pernambuco. Foi Professor e Supervisor da Liga de Psicossomática da FMUSP, da Pós Graduação em Psicologia Hospitalar PUC-SP e dos cursos do COGEAE/PUC-SP, Supervisor de Atendimento Psicológico Hospitalar, Domiciliar e de Psicoterapia Individual de Adultos, Cofundador do Neppho – Núcleo de Estudos e Pesquisas em Psicologia Hospitalar.

Corpo Docente: Dra Sandra Regina Schewinsky: (Docente responsável) Doutora em Psicologia Social pela PUC SP, Mestra em Psicologia pela Universidade São Marcos, Especialista em Psicologia Hospitalar pelo CFP, Psicóloga Encarregada do Serviço de Psicologia do Instituto de Medicina de Reabilitação do HC FM USP, Neuropsicológa Do Hospital Sírio Libanês.

Dr. Marcelo Alves Mourão: Médico Fisiatra, Especialista pela Associação Brasileira de Medicina Física e Reabilitação, Médico assistente do IMREA HC FM USP e da Rede Lucy Montoro SP, atuação no ICESP Instituto do Câncer de SP, Especialista em Dor pela Associação Médica Brasileira, Lesão Medular, Lesões do Sistema Nervoso Central, dor crônica, oncologia e terceira idade.